Orientações para a geração da Guia de Recolhimento da União - GRU no Portal PagTesouro

Este documento tem como objetivo descrever os campos para preenchimento da GRU no Portal PagTesouro da Secretaria do Tesouro Nacional para a geração do boleto, que também pode ser acessadas no Instruções para preenchimento e impressão da GRU

1. CAMPOS

Unidade Gestora Arrecadadora (preenchimento obrigatório): Neste campo deverá ser informado o código da unidade gestora, que no caso da Universidade Federal de Ouro Preto é o número 154046. Ao digitar o código, o usuário deverá selecionar a instituição, que aparecerá logo abaixo do campo.

Código de Recolhimento (preenchimento obrigatório): Possui os campos Código e Descrição. O preenchimento do Código do Recolhimento é obrigatório. O usuário pode digitar ou executar a consulta no botão,ao lado do campo, e escolher um item do resultado da consulta. A descrição é preenchida automaticamente.
Em caso de desconhecimento do código, o usuário deverá solicitar à instituição favorecida, o código de Recolhimento.

Referência (preenchimento opcional): Campo utilizado pela UG responsável pela arrecadação para identificar o pagamento.
Somente preenchido se orientado pela instituição favorecida.

Competência (preenchimento opcional): Identifica o mês e ano a que se refere o recolhimento. Exemplo: 01/2004.
Somente preenchido se orientado pela Instituição favorecida.

Vencimento (preenchimento opcional): Data a partir da qual o pagamento será considerado como "em atraso", devendo ser aplicadas as combinações legais cabíveis. Formato: "DD/MM/AAAA", onde "DD", "MM" e "AAAA" representam o dia, o mês e o ano, respectivamente.

Contribuinte - CPF ou CNPJ (preenchimento obrigatório): Informar o CPF ou CNPJ do contribuinte/recolhedor.

Nome do Contribuinte (preenchimento obrigatório): Nome do contribuinte/recolhedor da arrecadação.

Valor Principal (preenchimento obrigatório): Valor a ser pago no documento GR.

Descontos/Abatimentos (preenchimento opcional): Valor dos descontos e abatimentos concedidos.

Outras Deduções (preenchimento opcional): Valor das outras deduções.

Mora/Multa (preenchimento opcional): Valor da multa e mora.

Juros/Encargos (preenchimento opcional): Valor dos juros e encargos.

Outros Acréscimos (preenchimento opcional): Valor dos outros acréscimos.

Valor Total (preenchimento obrigatório): Valor a ser efetivamente pago (somatório dos campos: "Valor Principal" - "Descontos/Abatimentos" - "Outras Deduções" + "Mora/Multa" + "Juros/Encargos" + "Outros Acréscimos").

2. COMBINAÇÕES

Todos os campos obrigatórios (com o símbolo *) devem ser informados pelo usuário.

A combinação dos campos opcionais preenchidos determina o conteúdo do boleto e as informações que serão exigidas no momento do pagamento.

Quando o usuário preenche uma das combinações abaixo, os campos da combinação serão exigidos no momento do pagamento :

1)Número de Referência

2) Vencimento

3) Competência

4) Competência

5) Número de Referência

6) Vencimento

7) Competência
Outras Deduções

OBS: Quando o usuário preencher uma combinação de campos que não se enquadra nas citadas acima, todos os campos serão solicitados no ato do pagamento do boleto.

3. GERAÇÃO DO BOLETO

Após o preenchimento dos campos, o usuário seleciona o botão "Emitir GRU Simples" para geração do boleto.

4. REQUISITOS MÍNIMOS

Para uma correta utilização da aplicação GRU Web, o computador do usuário deverá atender aos seguintes requisitos mínimos:

Sistema Operacional: Windows (versão 98, 2000, XP) ou Linux.
Navegador: Internet Explorer 5.0, Mozilla 1.7.2, Firefox 1.0, Netscape 7.0, Opera 7.54 ou versões posteriores dos mesmos.
Visualização de PDFs: Adobe Acrobat (versão 5.0 ou posterior).

62da60bec1437a63930ff440500f79e5