Informações sobre os comprovantes de rendimento do ano-base 2022

Fevereiro 28, 2023

 

A Coordenadoria de Contabilidade (CCONT) da UFOP informa que os comprovantes de rendimento do ano-base 2022, para declaração do Imposto de Renda 2023, serão disponibilizados a partir desta terça-feira (28).
 
Os comprovantes disponibilizados são relativos a servidores ativos, inativos e pensionistas; pessoas físicas e jurídicas fornecedoras ou prestadores de serviços à Universidade durante o ano de 2022; além de alunos que receberam bolsas da UFOP.
 
A seguir, um passo a passo foi disponibilizado para que os documentos sejam retirados da forma correta:
 
Servidores ativos, inativos e pensionistas

No portal  SouGov.br, utilize a opção "Autoatendimento" e clique em "Rendimentos IRPF". Selecione o ano de 2022 e clique na seta ao lado de "Comprovante de Rendimentos".
 
Servidores e docentes que receberam auxílios financeiros da UFOP

Acesse a página de comprovantes da UFOP, selecione a opção "comprovantes de rendimentos pessoa física", e em seguida marque a opção "Bolsas/Auxílio a pesquisador" do ano-calendário 2022. Para servidores, os rendimentos de bolsas e auxílios são lançados como rendimentos isentos.
 
Prestadores de serviço

Pessoa física e Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso

(GECC) — Acesse a página de comprovantes da UFOP, selecione a opção "comprovantes de rendimentos pessoa física", e em seguida marque a opção "Prest. de serviço sem vínculo empreg. e/ou GECC" do ano-calendário 2021. Os rendimentos de GECC deverão ser acrescidos aos rendimentos extraídos do portal  SouGov.br.
 
Pessoas jurídicas

Acesse a página de comprovantes da UFOP , selecione a opção "comprovantes de rendimentos pessoa jurídica" e selecione o "ano-calendário 2022".
 
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: ccont@ufop.edu.br .